sábado, 25 de abril de 2009

A Revolução dos Cravos / Carnation Revolution



Hoje comemoram-se 35 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, um golpe de estado militar, levado a cabo pelo MFA (Movimento de Forças Armadas), que derrubou a Ditadura Salazarista e Fascista do, então, Estado Novo, que vigorou durante 41 anos.

A Ditadura de António de Oliveira Salazar e de Marcello Caetano foi o mais longo regime ditatorial na Europa Ocidental do século XX.
Passadas 4 décadas, a população portuguesa, cansada da repressão, da censura da P.I.D.E. (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), da guerra colonial e da má situação económica-financeira, juntou-se ao MFA e derrobou o Estado Novo. A Revolução trouxe a Liberdade ao povo português!

A Revolução é conhecida como a Revolução dos Cravos, pois os militares colocaram cravos nos canos das espingardas em vez de balas. Foi uma revolução pacífica, que agitou e mudou o país.

Volvidos os 35 anos após a Revolução, eu pergunto: porque não fazemos outra? Hoje vivemos numa Ditadura Capitalista e Imperialista, em que somos sugados até ao tutano. É (mais que) tempo de mudar! Não se esqueçam: "O povo unido jamais será vencido!"

Viva a Liberdade!! Viva o 25 de Abril!


Sem comentários: